terça-feira, 8 de março de 2011
pro cras tinar a felicidade
Certa vez, conversando com uma senhorinha de mais de 90 anos, ela me explicou a história de Santo Expedito (veja a figura logo abaixo).
Falou que ele era um militar que um dia, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que quer dizer “amanhã”, isto é, “Deixe para amanhã! Não tenha pressa!”.
Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: "Hodie", querendo dizer “hoje”: "Nada de deixar para amanhã, nada procrastinar, é para já"!
Desde aquele dia, a palavra procrastinar passou a fazer um sentido muito maior prá mim
Percebi de forma mais profunda, naquele dia, que muitas vezes as pessoas (eu não me excluo) deixam de viver bem o dia de hoje, porque procrastinam sua felicidade.
Achamos que só seremos plenos e felizes quando nossas metas forem satisfeitas:
- quando eu tiver um namorado...
- quando eu for à Europa...
- quando eu comprar minha casa...
- quando, quando, quando...
Não quero dizer que não devamos ter sonhos e/ou metas de conquistas. Nem que devamos ser Pollyana, e nos contentar com o mínimo.
O que penso é que, muitas vezes, acabamos não vivendo a vida que já temos, pensando que vai chegar um dia em que seremos SUPER, MEGA, MASTER felizes.
Com isto cometemos alguns tropeços:
Deixamos de dar o devido valor e atenção ao nosso caminho já trilhado, às nossas conquistas já realizadas, às pessoas que nos acompanham hoje, à realidade que estamos vivendo agora.
Enganamo-nos ao acreditar que é possível ser constante e plenamente feliz. Esquecemos que o sentimento de plenitude - que caminha de mãos dadas com a simplicidade - é um estado de espírito de alguns momentos e que, quanto mais satisfeitos estivermos com o que vivemos hoje mais momentos felizes poderemos ter.
Estas reflexões me fizeram levantar um novo tema: o que será que impulsiona, nesta vida moderna, as pessoas a comprarem compulsivamente?
Será que é só uma resposta à propaganda excessiva que promete a felicidade se você usar tal margarina, ou tal shampoo, ou aquela marca de tênis que o artista holliwoodiano usa? Será que tendo as pessoas acreditam que acabam sendo?
O que você acha? Vamos pensar juntos?
Angela Ferro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aeeeee Angela...quebrou tudo!!! Amei seu texto, manda mais, pq nesse vc mandou muito bem!!! Abração prá ti.
ResponderExcluirWaleska
Valeu, Waleska! Legal saber que você gostou!
ResponderExcluirJá que você ficou com "gosto de quero mais", que tal você ajudar sugerindo outros temas prá gente refletir juntos?
Um abraço
Angela Ferro
Legal Angela!!! O quanto vamos procastinando, esquecemos da mortalidade, amei!!!!!
ResponderExcluirBjs Ionice
Concordo com você Ionice. Quanto mais as pessoas procrastinam sua felicidade achando que vão viver eternamente e portanto podem deixar prá amanhã, mais elas vão morrendo em vida, não acha? Um abraço
ResponderExcluirAngela Ferro
Adorei!! Acho que devemos ser feliz hoje...esse é um grande exercício...
ResponderExcluirAngela querida...vc sabe o qto te admiro..Parabéns!
bjs
Re
Valeu, Renata!
ResponderExcluirÉ sempre bom ter este seu incentivo!
Penso que estar com bons "companheiros de viagem" é uma das melhores formas de se conseguir ser feliz hoje!
Beijo
Angela Ferro